ptenfrites

 

Praias Monitoradas

mapa garopabaO projeto monitora 7 das 9 praias do município: Garopaba, Siriú, Gamboa, Silveira, Ferrugem, Barra e Ouvidor. A Praia Vermelha por ser de difícil acesso, e a Prainha da Vigia por sua pequena extensão, não foram abrangidas pelo projeto. Entretanto, a praia do Siriú, devido à sua grande extensão e à presença de três escolas rurais na área, foi subdividida em três segmentos: Siriú Norte, Siriú Meio e Siriú Sul, cada um monitorado pela escola do seu entorno.

No geral, as praias de Garopaba possuem a forma de pequenas enseadas com costões rochosos que determinam tanto sua extensão, quanto sua orientação. Quanto mais orientadas ao quadrante sul, maior é o seu grau de exposição às fortes ondulações oriundas das frentes frias formadas no Polo Sul.

As praias da Gamboa e da Silveira, orientadas para sudeste, são as praias mais expostas às maiores ondulações, apresentam o maior grão de areia e são mais profundas, oferecendo maiores riscos ao banho de mar. Entretanto, são as mais procuradas pelos surfistas, juntamente com as praias da Ferrugem e da Barra que são orientadas para o leste e também recebem fortes ondulações.

Contudo, quanto mais voltadas ao quadrante norte, mais as praias estão protegidas destas fortes ondulações, mais fino é o tamanho do grão de areia presente e mais rasas elas são, proporcionando um banho de mar mais seguro. É o caso das praias de Garopaba, do Siriú e do Ouvidor.

 

PRAIA DA GAMBOA

A praia da Gamboa é a praia situada mais ao norte do município de Garopaba. Possui 1,5 Km de comprimento e faz divisa com a Praia da Guarda do Embaú. É monitorada pela Escola Constância Lopes Pereira, privilegiada por estar situada muito próxima à beira da praia.

Localizada a 17 Km a norte do Município de Garopaba, com uma extensão de praia de aproximadamente 1. 700 metros. A praia da Gamboa, limitada ao norte pela Pedra do faísca e pelo Rio da Madre e as dunas da praia da Guarda e a oeste a lagoa do Coração e Serra do Tabuleiro. Seu nome tem a origem em Gamboas ou Camboas do local, pequenos lagos formados pela maré cheia que aprisiona peixes até uma nova chegada do mar.

Esta praia é um importante berçário das Baleias Francas entre os meses de julho a novembro. As baleias procuram esta praia ainda pouco habitada e bem preservada para cuidarem e ensinarem seus filhotes antes de regressar ao Polo Sul. Pode-se observar as baleias da beira da praia e dos costões, já que elas tem o hábito de permanecerem muito próximas à zona de arrebentação de ondas.

PRAIA DO SIRIÚ

A praia do Siriú é a mais extensa e a mais preservada de todas as praias de Garopaba. Possui em torno de 8 Km de extensão e um amplo cordão de dunas paralelo à praia, muito visitado para a prática de sand board. Na parte norte desta praia desemboca a Lagoa do Siriú, muito procurada para a prática de caiaque e de stand up durante o período de verão e também para a pesca de camarão, siri e tainha no inverno.

A praia do Siriú que tem seu nome devido a abundância de um pássaro do mesmo nome e posteriormente foi estendido à praia que possui uma extensão de aproximadamente 4 km, com sua maioria preservada devido a um extenso campo de  dunas de formação eólicas e marinha, protegidas pela Legislação Ambiental Federal. 

O setor sul desta praia é monitorado pela Escola Prof. Ary Manoel dos Santos do bairro Macacú. O meio da praia do Siriú é monitorado pela Escola Acacio Bento do bairro Costa do Macacú e o setor norte desta praia é monitorado pela Escola Aduci Arbues do Nascimento do bairro Siriú.

PRAIA DE GAROPABA

A praia de Garopaba é a mais populosa e a que mais recebe turistas durante o ano. Esta praia de areias finas possui em torno de 1,8 Km de extensão, apresenta muitas residências, pontos comerciais e ranchos de pesca na sua orla.

O nome da Praia de Garopaba tem sua origem nos povos indígenas (Tupis-Guaranis) que habitavam a região.  Ygá, ygara, ygarata, significa barco, embarcação, canoa, Paba, significa estância, paradeiro, lugar, enseada.

O nome Garopaba significa então “Enseada dos Barcos”, “Enseada das Canoas”. Condizendo o nome com a primeira utilidade da enseada, a qual era um seguro ancoradouro para embarcações.

É monitorada pela Escola Pinguirito situada no bairro Pinguirito, no centro de Garopaba.

PRAIA DA SILVEIRA

A praia da Silveira é uma praia de entorno de 2 Km de extensão, de areia grossa e bastante exposta às fortes ondulações do quadrante sul. É uma praia muito famosa na região por sua boa qualidade de ondas para a prática do surf, porém é uma praia muito perigosa para o banho de mar. 

Assim como na praia do Siriú, também possui uma lagoa que desemboca no canto sul da praia. O canal que conecta a lagoa ao mar é bastante procurado pelas famílias para a recreação das crianças em suas tranquilas águas.           

Esta praia é monitorada pela Escola Jandira Luisa da Silva, situada no bairro da Palhocinha, ao sul do centro de Garopaba. Muitos alunos desta escola são moradores da praia da Silveira, surfam e conhecem muito bem esse ambiente.

O Professor Manuel Valentin (Escritor/Garopaba), relata em seus livros as mudanças do município e seu crescimento, suas praias, estórias da antiga Garopaba. A praia da Silveira está localizada a 2 km do centro de Garopaba e a 3,6 km da escola. E segundo o Professor o nome da Praia da Silveira é atribuído à abundância de plantas popularmente chamadas de "Silvas", também conhecidas como Maricás"Mimosa bimucronata"tipo de planta espinheiro, melíferas, típicas de áreas úmidas, comum em estágios médios de regeneração de vegetação de Restinga. Mas fala-se também que o nome seria referente a um antigo morador cujo o sobrenome era Silva.

PRAIA DA FERRUGEM E PRAIA DA BARRA

As praias da Ferrugem e da Barra, constituídas de areia média e separadas pelo canal da Lagoa da Encantada e pelo istmo do Morro do Índio, é uma praia bastante frequentada por surfistas e por turistas ao longo de todo o ano. 

O Morro do Índio é promontório rochoso com presença de sambaqui, oficinas líticas e marcos astronômicos, um legado muito valioso deixado pelos povos sambaquianos que habitaram nosso litoral há aproximadamente 9 mil anos atrás. 

Na Lagoa da Encantada temos a prática da pesca artesanal de siri, camarão e diversas espécies de peixes que entram do oceano para a lagoa pelo canal que desemboca no mar. Muitas famílias também procuram as águas calmas deste canal para recreação das crianças e para a prática de stand up.

A escola que monitora a praia da Ferrugem é a Escola Agostinho Botelho, situada no bairro Capão e a escola que monitora a praia da Barra é a Escola Norberto José Floriano da Silva.

A Praia da Ferrugem deve seu nome à ponta da Ferrugem, onde as rochas contendo minerais ferrosos oxidam devido a percolação das águas que escorrem dos morros dando uma coloração acastanhada. Praia de areia média a grossa devido à proximidade dos costões e micro fragmentos de conchas, quartzo, feldspato que dão uma tonalidade amarelada a esbranquiçada a areia. Praia intermediária exposta a fortes ondulações e fortes repuxos que atraem a prática do surf o ano todo.

A praia da Barra ganhou este nome por estar na foz do canal da Lagoa  Garopaba, intersecção de água doce e salgada, que delimita com a praia da ferrugem ao norte, assim como o sambaqui conhecido como morro do índio, onde existem, marcas de civilizações Sambaquianas de pelo menos 2.000 anos, nas oficínas líticas em rochas diabásicas presentes ao longo dos costões.

PRAIA DO OUVIDOR

Esta praia é a praia monitorada mais ao sul do município de Garopaba. Composta de areia muito fina, possui em torno de 2,5 Km de extensão e é bastante segura para o banho de mar, por estar protegida em ambos os lados por costões rochosos que barram a entrada direta de grandes ondulações. Apesar de ser uma praia bastante protegida, também é muito frequentada por surfistas e muito indicada para o início da prática deste esporte.

Praia do Ouvidor, cujo o nome teria se originado de uma pedra com um formato parecido com uma orelha, na chamada ponta do Ouvidor. Mas segundo o historiador/escritor e professor Manuel Valentim o nome se deve a passagem pela localidade do primeiro Ouvidor do Estado, Luiz Carlos Muniz Barreto enviado ao local para dirimir dúvidas sobre os limites de propriedades.

É monitorada pelo Centro Educacional Ibiraquera, situada no bairro Ibiraquera que faz fronteira com o município de Imbituba.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates