ptenfrites

 

Monitoramento Mirim Costeiro

Projeto de educação para conscientização da limpeza, preservação das praias e proteção da vida marinha pioneiro na costa brasileira.

Promover a consciência ambiental em prol da melhoria da qualidade das praias do município de Garopaba é o principal objetivo do MONITORAMENTO MIRIM COSTEIRO GAROPABA. Desde que se iniciou em 2012, o projeto já envolveu 830 alunos com idades entre 8 e 11 anos, dos 4º e 5º anos de 9 escolas municipais de ensino fundamental de Garopaba, além de mais de 24 professores da rede municipal, realizou 82 saídas a campo, 161 aulas teórico-participativas e colocou 21 placas educativas nas principais vias de acesso das praias monitoradas.

O projeto monitora 7 das 9 praias do município. Cada escola cuida e monitora a praia do seu bairro ao longo do ano letivo, através de atividades como:

1) Estudo das características das praias: tipo de areia, largura e inclinação da praia, fauna e flora existente, variação do nível da maré, ondulação, condições climáticas no dia de campo, análise da qualidade da água do mar e dos córregos que desembocam nas praias.

2) Monitoramento dos resíduos sólidos na areia das praias.

3) Avaliação da infraestrutura existente nas praias para atender aos turistas e ao mesmo tempo para garantir o mínimo de impacto ambiental neste ambiente.

Por meio de atividades práticas e lúdicas na beira da praia e no ambiente escolar, as crianças aprendem os problemas socioambientais atuais dentro do contexto em que elas vivem, permitindo o desenvolvimento de uma reflexão crítica sobre o cenário atual, por meio da vivência, da observação e do diálogo.

Acredita-se no potencial do público infantil como futuros agentes de mudança dos principais problemas enfrentados atualmente pela humanidade, dentre eles o consumo excessivo e o descarte inadequado de resíduos sólidos no ambiente natural, degradando a qualidade do mesmo e, consequentemente, a qualidade de vida no Planeta Terra.

O projeto desenvolvido pela Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis- AMA, conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo de Garopaba, bem como da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - APABF.

BIGtheme.net Joomla 3.3 Templates