MMC

Nossa História

O Monitoramento Mirim Costeiro - MMC iniciou em 2012 no município de Garopaba-SC, um programa pioneiro de Educação Socioambiental com o objetivo de transformar crianças em “Guardiãs do Oceano”. O MMC desenvolveu uma metodologia educativa onde as crianças se tornam pesquisadoras e monitoras mirins do litoral que vivem, conhecendo de forma prática sobre as características desse ecossistema e sobre a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais.

Com o passar do tempo o programa foi se consolidando na rede municipal de educação de Garopaba. Em 2017 foi reconhecido como melhor projeto da América Latina na Categoria Oceanos pelo Prêmio América Latina Verde e foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Atualmente, além de manter o programa educativo nas escolas, o MMC desenvolve uma série de projetos que envolvem cursos de capacitação para a replicação da sua Tecnologia Social com o intuito de desenvolver uma Rede de Guardiões Mirins dos Oceanos, desenvolve oficinas educativas em eventos e na sua sede no contraturno escolar, além de oferecer cursos on-line sobre o Oceano para crianças e educadores.
Image

Sobre o
MMC

MISSÃO: Formar uma Rede de Guardiões Mirins do Oceano.
VISÃO: Replicar a nossa tecnologia social no maior número de cidades litorâneas, oportunizando às crianças a experiência prática de aprender sobre os oceanos por meio de pesquisa e monitoramento de suas praias, estimulando-as a se tornar 'Guardiãs Mirins do Oceano'.
VALORES: Respeito, Empatia, Cooperação, Integridade, Comprometimento, Paixão.

Nós temos uma
Missão

Nossa missão é desenvolver uma REDE DE GUARDIÕES MIRINS DO OCEANO, conectando as crianças por meio de videoconferências, games cooperativos, gincanas e desafios, para que possam fazer um intercâmbio de resultados, ideias, projetos e buscar soluções em prol da preservação do Oceano. Para atingir este objetivo, o MMC está desenvolvendo estratégias educativas para disseminar sua tecnologia social para educadores que compartilham desta mesma paixão, poderem se tornar replicadores e aplicar o Monitoramento Mirim Costeiro em sua unidade escolar e/ou comunidade.  

Começamos a dar os primeiros passos em busca da realização deste sonho no ano de 2019, com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa tecnologia social no município de Ubatuba, São Paulo. O projeto foi implementado em 3 escolas municipais e na sede de uma ONG, formando 85 monitores mirins costeiros. O sucesso da implementação da tecnologia social na rede municipal de ensino de Ubatuba, favoreceu a renovação do projeto até o final do ano letivo de 2022, onde se prevê a formação de mais 150 novos monitores mirins costeiros.  

Em 2020 foi firmado convênio para a replicação da nossa Tecnologia Social nos municípios de Imbituba através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e Florianópolis, através do Instituto do Meio Ambiente – IMA do Estado de Santa Catarina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Bem como realizamos parceria com o Programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal para a promoção da Cultura Oceânica (Ocean Literacy) entre Brasil e Portugal. 

Se você tem interesse em fazer parte desta Rede e replicar nossa tecnologia social em sua escola/comunidade, entre em contato com a gente!

Vídeo
Institucional

 
logo21-a.png

Siga-nos

® MMC 2024. Todos os Direitos Reservados.