MMC
GAROPABA

Berçário das Baleias Francas e também do MMC, foi em Garopaba onde tudo começou. Inicialmente nasceu como um projeto piloto em 2012 envolvendo alunos do 4º e 5º ano de 9 escolas municipais, onde testou-se esta nova metodologia de pesquisar a costa com as crianças. Passado 2 anos e tendo consolidado seu método pedagógico, o MMC passou a englobar todas as escolas da rede municipal, monitorando todas as praias de Garopaba. 

Para além do projeto nas escolas, expandiu suas ações educativas ao público em geral, sensibilizando milhares de pessoas com seu stand educativo em eventos ambientais, culturais, esportivos e nas praias durante as temporadas de verão. Desenvolveu expedições científicas pela costa, oficinas de arte, cinema, yoga, música e contação de histórias, além de visitas guiadas ao seu mini museu do mar, localizado no Centro Histórico de Garopaba entre 2017 e 2023.  

Desde 2012 o MMC já envolveu 2.984 alunos, 22 turmas e 154 professores de 14 escolas municipais, monitorando 7 praias de Garopaba.

MMC
Ubatuba

Ubatuba foi a primeira cidade litorânea a replicar o MMC na costa brasileira. Começou suas ações educativas em 2019 em parceria com o CERE - Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca, envolvendo 3 escolas municipais da região norte de Ubatuba. A partir de 2022 com o apoio da Petrobrás Socioambiental, expandiu o projeto e englobou mais escolas municipais, além de criar sua “Canoa Caiçara” - um mini museu do mar itinerante estruturado em uma VAN. A “Canoa” percorre o litoral de Ubatuba realizando oficinas educativas abertas ao público nas comunidades, nas praias e em eventos na região.

Desde 2019 o MMC Ubatuba já envolveu 475 alunos, 7 turmas e 24 professores de 5 escolas municipais, monitorando 7 praias de Ubatuba. Conheça os resultados do monitoramento das praias de Ubatuba acessando o dashboard(link) da Rede de Guardiões Mirins do Oceano.

MMC
Florianópolis

Florianópolis, capital de Santa Catarina, foi o segundo município brasileiro a replicar o MMC, iniciando o projeto em 2022 através de uma parceria com Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina - IMA e com a Escola do Mar da Secretaria de Educação de Florianópolis. Iniciado como um projeto piloto, o MMC Florianópolis envolveu 3 escolas, 10 turmas, 225 alunos e 6 professores, que monitoraram 3 praias no entorno do Parque do Rio Vermelho: Barra da Lagoa, Moçambique e Lagoa da Conceição.

Através desta parceria, mais de 60 educadores foram capacitados, envolvendo professores da rede municipal, além dos técnicos do IMA e da Escola do Mar. Com esta rede de educadores, o objetivo é que o MMC possa abranger nos próximos anos mais escolas da capital catarinense, expandindo suas ações educativas.

MMC
Portugal

Portugal foi o primeiro país em que o MMC foi replicado a nível internacional. A expansão do MMC para a Europa em 2021 se deu através de uma parceria com o programa Escola Azul, do Ministério da Economia e do Mar português. O grande diferencial que permitiu uma rápida expansão do MMC em Portugal foi a capacitação dos professores da rede Escola Azul, que atualmente conta com mais de 300 escolas certificadas no território português. 

A apropriação do MMC por parte dos professores, demonstrou a viabilidade e a potencialidade deste método pedagógico em promover a cultura oceânica de forma integrada e transversal no currículo escolar. 

A realização do MMC nos últimos 3 anos permitiu que novas escolas fossem certificadas como Escola Azul. Graças à realização do MMC, a Escola da Lagoa foi a primeira a ser certificada como Escola Azul na ilha de São Miguel - Açores. Por fomentar a literacia do oceano de prática e transdisciplinar, o MMC cumpre todos os pré-requisitos para as escolas receberem a certificação ou manterem a mesma ao longo dos anos, tornando-se um “Projeto Farol” do programa Escola Azul, 

Desde 2021 o MMC Portugal já envolveu 1925 alunos, 101 turmas e 87 professores de 41 escolas, monitorando 33 praias no litoral português, incluindo os Açores. 

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