1. Condições meteorológicas do dia: cobertura de nuvens, temperatura do ar e da água do mar, direção e intensidade do vento, tamanho das ondas do mar, nível da maré e fase da lua.
2. Análise da qualidade da água do mar: oxigênio dissolvido, pH, amônia, nitrito, nitrato, fosfato e coliformes fecais são analisados com um EcoKit.
3. Monitoramento dos objetos na areia das praias: são demarcados na areia três (03) transectos com cinco (05) quadrados de 2 x 2 m, perfazendo uma área de pesquisa de 20m² por grupo (totalizando 60m² de área pesquisada). Os alunos, cavam, peneiram, observam e anotam em suas planilhas de campo o que encontram na área pesquisada, separando os objetos em duas bandejas: uma do material natural da praia e a outra do material não natural (resíduos).
4. Vistoria da praia: observa-se e anota-se quais estruturas existem para ordenar e proteger as praias, para que haja o mínimo de impacto possível no uso deste ecossistema, bem como quais atividades são realizadas neste ambiente, como pesca, esportes, etc.